sexta-feira, 18 de maio de 2012

Entrevista a Tiago Gonçalves!!


Após ontem termos entrevistado o árbitro Vítor Rocha, hoje é a vez de entrevistarmos um outro árbitro, falamos de Tiago Gonçalves, árbitro mais novo do quadro de árbitros de Futsal, que viu a sua época terminar mais cedo devido a uma lesão  no joelho.
Aqui segue a entrevista:

1)    Como foi a sua entrada no Futsal Distrital?
A minha entrada nesta modalidade deu-se quando tinha 17 anos por alguma influência do meu grande amigo Pedro Jonnas. Passados alguns meses tive conhecimento que se iria realizar um curso de árbitros de Futsal.
Ao início ainda tive algumas dúvidas, pois confesso que a modalidade me passava um pouco ao lado, na altura estava interessado no curso de Futebol.
Mas com o desenvolver do excelente curso dado pelo José Teodósio, fiquei um grande apaixonado por esta modalidade.
Após a conclusão do referido curso, teve início um outro, este de futebol 11, tendo então eu resolvido tirá-lo, porque se tratava de uma mais valia para mim, ao mesmo tempo que adquiria uma maior experiência. Mas actualmente se me pedirem para optar por uma destas modalidades a minha escolha é e será sempre o FUTSAL!!!

2)    Como árbitro como vê muitas das críticas que são feitas a esta classe?
Esse quanto a mim será o próximo passo a dar, pois muitas pessoas pensam que o árbitro vai errar propositadamente para beneficiar a equipa “X” ou “Y”.
Claro que não se pode agradar a gregos e troianos, pelo que embora nos esforcemos ao máximo para que as arbitragens sejam isentas, quem perde aponta quase sempre a culpa á equipa de arbitragem e nunca aos seus erros técnicos e dos seus jogadores.
Mas, é certo que algumas vezes há razões para não estar satisfeito com o trabalho destas equipas, porque poderão surgir erros de apreciação durante um jogo, o que penso ser normal, pois se um jogador pode falhar uma grande penalidade, sem que lhe seja aplicado qualquer castigo, porque razão um árbitro não pode falhar num erro de julgamento, todos somos humanos, e como humanos que somos estamos sujeitos ao erro.

3)    Faça uma análise ao seu percurso na arbitragem até ao momento?
O meu percurso na arbitragem até ao momento está, quanto a mim, a ter um saldo bastante positivo, esta época foi fantástica, dirigi bastantes partidas, o que para um jovem da minha idade (18) é sensacional.
Infelizmente não tive um final de época feliz, pois devido à lesão que fiz no joelho (deslocação da rótula) fez-me com muita pena minha falhar os jogos dos Play-off’s bem como o resto da Taça Distrital… mas o pior já passou, recomecei  à pouco tempo a actividade física, o que significa que na próxima época se tudo correr como espero estarei de volta e muito mais motivado.

4)    O que pensas do nosso campeonato a nível Distrital? Será que teremos Futuro?
Sem dúvida, mas penso que para isso ser uma realidade os escalões de formação têm que ser criados pois o futuro só estará assegurado se tivermos jovens interessados em praticar Futsal.
Em relação ao Campeonato este quanto a mim foi disputadíssimo, a evolução foi tremenda, os jogos começaram a ter um outro ritmo, as equipas apresentaram um Futsal mais intenso, os pavilhões tiveram mais público presente, o que é sempre bom para a evolução da modalidade. Aproveito desde já para felicitar a equipa do IP Beja pela vitória no Campeonato.

5)    Actualmente temos 2 árbitros ao nível nacional, acha que poderemos vir a ter mais algum? Quem?
Quanto a mim o Adão e o Daniel são a prova viva que quando se trabalha o esforço mais cedo ou mais tarde será recompensado. Tenho aprendido muito com eles nunca esquecendo o David Tripa, o Daniel Galego, o Luís Dotes, o Vítor Rocha , o Fábio Carapuça e por ultimo o José Teodósio que sempre me tem ajudado e motivado em continuar.
Quanto ao podermos ter mais alguém a nível nacional, o nosso Distrito tem grandes árbitros, mas muitos deles optam pelo Futebol, pois essa é a modalidade mais praticada no nosso país, mas acredito que se muitos Experimentassem arbitrar um jogo de Futsal alguns mudariam de opinião rapidamente.
Relativamente ao termos mais alguém a nível nacional, obviamente que o David Tripa não garantiu o primeiro lugar de qualquer maneira, significa que se esforçou e quanto a mim irá ter muito sucesso na prova de promoção aos quadros nacionais.
E veremos se não haverá uma surpresa no final desta época!!!!

6)    Acha que a grave crise económica que nosso país atravessa poderá afectar esta modalidade?
Essa é a grande dúvida que tenho, pois o facto das deslocações pesa e muito nos orçamentos dos clubes, as dificuldades são evidentes, mas temos de ser positivos e pensar que este ano tivemos 8 equipas, na próxima época porquê de não termos temos 12 ou mais equipas?
Assim o espero…

7)    Como administrador de um outro espaço informativo achas que o Blogue está a ser útil a nível distrital?
Sem dúvida penso que era disto mesmo que o Futsal estava a necessitar, um espaço onde fosse possível trocar opiniões, encontrar novidades sobre todas as equipas, pois antes deste espaço tínhamos um outro mas estava inactivo, felizmente temos 3 espaços específicos, nunca esquecendo o DitritalBeja que também tenta dar o seu contributo para a evolução da modalidade.
Penso que estão de Parabéns, esperando que assim continuem e com muitos post’s, não dando importância a muitas criticas que surgem, pois só quem tem espaços deste tipo sabe o mal que estas mesmas criticas podem fazer aos seus administradores, levando por vezes ao desistir destes projectos…
VIVA O FUTSAL!!!!!!!



Gostava de ser o próximo entrevistado?? 
Se sim envie um e-mail para futsalembeja@gmail.com

5 comentários:

  1. Este miudo se quiser pode ir longe.
    Dos jogos em que o vi achei-o um bom rapaz que sem receio de falar com os jogadores ou treinadores, sempre de uma forma educada.
    Desejo-te a maior sorte
    Um abraço HG

    ResponderEliminar
  2. Em que lugar ficou o Tiago Gonçalves??

    ResponderEliminar
  3. Não teve classificação.
    1º David Tripa
    2º Luís Dotes
    3º Fábio Carapuça
    4º Daniel Galego

    ResponderEliminar
  4. Muito bom.
    Acho k devias ser mais duro.

    Luis Ralha

    ResponderEliminar