terça-feira, 22 de maio de 2012

Entrevista a Nuno Malpão!

Após onten termos entrevistado o jogador Pedro Santos da AS Beja, hoje é a vez de entrevistarmos o treinado do GDC Aloforado, Nuno Malpão.
Aqui segue a entrevista.

1)Como foi a sua entrada no Futsal do GDC Alcoforado?
A entrada no Alcoforado dá-se por uma série de coincidências, por uma infelicidade o mister João Guerra viu-se obrigado a abandonar o clube que tinha ajudado a criar, chegaram a mim a partir de um convite feito a um amigo e colega no curso de treinadores de futsal (Miguel), que recusou estar como treinador principal mas acompanhou-me como adjunto na aventura.

2) Que balanço faz ao Campeonato do GDC Alcoforado, bem como na Taça Distrito?

Desde a minha entrada que direção e equipa técnica partiram de um princípio, tentar "agarrar" jogadores o mais jovens possível com alguma qualidade e junta-los a alguns mais velhos. Uma equipa sem prestígio como o Alcoforado dificilmente iria contar no plantel com jogadores experientes em futsal e com qualidade acima da média e sem escalões de formação o objetivo seria, sem pressas tentar "formar" em sénior. O balanço é extremamente positivo com uma equipa jovem, 50% da equipa de 1º ano, e chegarmos a finalíssima, ótimo, mas mais que isso, é perceber que eles já têm alguns princípios: como defender nas várias linhas, em zona, zona pressionante, com trocas defensivas, ofensivamente já se vêm algumas paralelas, diagonais, alguns apoios entre linhas. Há trabalho feito mas ainda falta fazer muito. Na taça era um grupo complicado, não começamos muito bem e acabamos por ser eliminados.


3) Qual a sua opinião em relação ao grupo de trabalho?
Um presidente sempre presente, que só não faz o que não lhe é possível por este projeto, diretores também sempre perto para nos servirem, um deles, grande cozinheiro:), um adjunto amigo do amigo e cheio de sangue na guelra, 13 inscrições feitas pelo clube, e uns penetras, sempre casa cheia nos treinos, um grupo com muita disponibilidade e dedicação ao trabalho. Tenho um compromisso para com esta gente maravilhosa, nunca parar de aprender para bem lhes servir, 1 abraço.

4) O que pensas do nosso campeonato a nível Distrital? Será que teremos Futuro?
Tento sempre ser otimista, segundo o ranking estamos cotados como a distrital mais fraca a nível nacional, mas sei que há muitos diretores, presidentes e treinadores que estão a fazer tudo para alterar esta história. Este foi o meu terceiro ano como treinador, segundo no alcoforado e a exigência deste campeonato fez-me aprender muito mais acerca deste papel, existem equipas mais organizadas, outras boas surpresas, e algumas individualidades praticantes de futsal já há algum tempo e com formação que servem sempre como fonte de aprendizagem, até agora o campeonato mais produtivo para mim.

5) Acha que a grave crise económica que nosso país atravessa poderá afetar esta modalidade?
:)…Há mais de 10 anos que oiço falar em crise, não terá estado o desporto sempre em crise no Alentejo? Não sei se os clubes de futsal ou até outras modalidades ainda contam muito com os apoios, se bem que o pouco que vier é muito bem-vindo, mas, acredito que muitos presidentes acabem por pôr alguns euros do próprio bolso, para que isto continue, Acho que a hora agora é de parcerias não de divisões nem comentários depreciativos, está tudo a remar para o mesmo lado (futsal).

6) Acha que a AF Beja deveria criar escalões de formação?
Não é um trabalho nada fácil, pelos custos, pela lotação das poucas instalações, mas é um bem precioso para esta modalidade crescer com qualidade, a AF Beja deve começar por realmente interessar-se pela modalidade, ouvir treinadores alguns com já alguma experiência no futsal, e as direções que são eles que contam trocos, e entre todos com diplomacia e respeito pelas opiniões de cada um tentar fazer algo de produtivo.

7) Achas que o Blogue está a ser útil a nível distrital?
Espero que seja o princípio de um grande trabalho, e se tornem mais uns nesta luta. Acho que podem tentar fazer uma ponte de passagem de informação que por vezes não nos chega, acerca de, jornadas técnicas, encontros, colóquios, debates, formações,etc… e quem sabe organizar. Um abraço e continuação de bom trabalho.

Sem comentários:

Enviar um comentário