quarta-feira, 30 de maio de 2012

Entrevista a David Tripa!


Esta será das últimas entrevistas publicada neste blogue desta época, pois como o campeonato irá parar e as notícias serão provavelmente muito escassas...
Hoje entrevistamos o 1º classificado do quadro de árbitros de Futsal, David Tripa, que estará em provas para os quadros da FPF este fim-se-semana.

Aqui segue a entrevista:

1) Como foi a sua entrada no Futsal Distrital? A minha entrada no Futsal Distrital ocorreu em 2007 ou 2008, não me recordo, e comecei por arbitrar alguns jogos de futsal com incentivo de alguns colegas e do Sr. Quinta Queimada. Contudo, a minha preferência foi sempre pelo futebol 11onde procurei sempre atingir outro patamar. Como a concorrência é muito forte no futebol 11 e como o futsal tem evoluído a nível nacional e o meu gosto pelo futsal já vem de alguns anos optei por concorrer este ano ao acesso à 3ª Divisão Nacional, no qual consegui atingir esse objectivo. 2) Como árbitro como vê muitas das criticas que são feitas a esta classe? vejo as criticas um pouco injustas nomeadamente aos arbitros mais jovens. Nós, enquanto arbitros, tentamos errar o menos possivel afim de permitirmos, juntamente com as outras duas equipas realizar um bom espectáculo. Como há jogadores que erram muitas vezes nós também erramos mas já é normal sermos os culpados pelos resultados menos conseguidos mas já estamos habituados, pessoalmente e no geral penso que todos os meus colegas conseguimos lidar com essa pressão e impor o devido respeito. 3) Faça uma análise ao seu percurso na arbitragem até ao momento? Em 2001 tirei o curso de arbitros na AF Beja. Comecei por fazer alguns jogos como estagiário em 2002 subindo á 2ª categoria nesse mesmo ano. Em 2003 subi á 1ª categoria distrital ficando em 1º lugar, e desde então tenho andado por essa categoria na qual já poderia ter atingido algo mais.Só em 2011 é que entrei para o quadro de futsal e consegui a 1ª posição. 4) O que pensas do nosso campeonato a nível Distrital? Será que teremos Futuro? O nosso campeonato é um pouco fraco em comparação com alguns outros campeonatos distritais,mas temos alguns jovens com valor.A nivel de competitividade este ano foi competitivo entre 3,4 equipas e acabou na minha opiniao por vencer a equipa com o plantel mais equilibrado. Tivemos equipas menos fortes mas espero que para a proxima época continuem no nosso campeonato.Para o futuro penso que participarão mais equipas e temos evoluido gradualmente nesse aspecto e quando ha dirigentes que tem gosto pela nmodalidade acredito que temos todas as condições para continuarmos por muitos anos. 5) Actualmente temos 2 árbitros ao nível nacional, acha que poderemos vir a ter mais algum? Quem? (risos)....Essa pergunta é engraçada porque estou a praticamente a 3 dias das provas de acesso e tenho que acreditar nas minhas capacidades e portanto como acredito em mim é logico que temos condições para ter mais alguem a nivel nacional e esse alguem que seja já eu este fim de semana. Mas penso que ha aqui mais 1 ou 2 árbitros com capacidade para tambem um dia atingirem esse patamar. 6) Acha que a grave crise económica que nosso país atravessa poderá afectar esta modalidade? Hum....penso que não se os jogadores jogarem por gosto pelo que estão a fazer, se forem á procura de salãrios acho que ai sim que afectará e muito não so esta modalidade como muitas outras. Atenção que não sou contra os salários apenas tambem acho que devam receber algo em troca como premios de jogos como nós arbitros recebemos, e ai não se gastam fortunas e consegue-se gerir os orçamentos. 7) Achas que o Blogue está a ser útil a nivel distrital? Sim sem dúvida acho que mesmo assim é o blog que esta mais perto do futsal e tem praticamente tudo actualizado e espero que não acabem este blog como tem vindo a acontecer em que se acaba com este tipo de informação e depois não se sabe de nada. Continuem com este bom trabalho. Saudações desportivas para quem gosta de desporto e principalmente aos futsalistas!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário