quinta-feira, 17 de maio de 2012

Entrevista a Vítor Rocha!!

Após ontem termos entrevistado o presidente do Vila Ruiva FC hoje é a vez de voltarmos a entrevista um outro árbitro do nosso Distrito, falamos de Vítor Rocha, que aos 40 anos ainda continua a árbitrar jogos de Futebol bem como de Futsal, sendo este o Cronometrista de Daniel Lança e Adão Henriques na 2ª Divisão Nacional.
Aqui segue a entrevista ao referido árbitro:

1) Como foi a sua entrada no Futsal Distrital?


Foi através de um convite feito pelo "SRº FUTSAL" srº Quinta Queimada como lhe costumo chamar,já éra árbitro de futebol 11 e devido á escassez de colegas nesta modalidade o JAQQ tenta "desviar "os que pode para a sua paixão,

acabei por aceder e tirar o curso de árbitro de futsal e conciliar com futebol 11.

2) Como árbitro como vê muitas das criticas que são feitas a esta classe?

É uma classe que irá servir sempre de bode expiatório para alguns ,ser árbitro não é nada fácil, 
Concordo que existem bons e maus árbitros como em todas as profissões não posso 
ser hipócrita e afirmar que nunca erramos sei que alguns têm mais apetência que outros para a função .
Acredito que todos tentam errar o menor número de vezes possível ,mas que devido á velocidade do próprio jogo ,movimento constante dos jogadores,e colocação deficiente entre outros factores , por vezes originam juizos incorrectos .
Enquanto os intervenientes no próprio jogo não mudarem a mentalidade,e viverem com o facto que vão sempre existir erros, tal como nós erramos também os jogadores o fazem ,mas parece que se dá mais ênfase ao facto de não assinalarmos uma grande penalidade do que a mesma ter sido falhada por um jogador.
Um bom árbitro é aquele que erra menos vezes. 

3) Faça uma análise ao seu percurso na arbitragem até ao momento?

Com muita pena minha só descobri esta paixão já demasiado tarde para ter aspirações a nível individual,
a partir desse momento em todas as equipas das quais fiz parte tentei sempre ajudar os colegas mais novos na sua 
iniciação e nas suas possíveis promoções. Á cerca de 3 anos atrás comecei por substituir o colega nelson rosa como cronometrista 
sempre que este não podia acompanhar os meus amigos Daniel lança e Adão Henriques no CAMPEONATO NACIONAL DA 3ª DIVISÃO .
Com a desistência do Nelson eles endereçaram-me o convite e á dois anos que os acompanho e tento ajudar ,sentido as alegrias e tristezas que fazem parte da vida de um árbitro ,as notas menos boas também me deixam em baixo ,assim como aquelas que permitiram que na época passada 
eles obtivessem um feito nunca antes alcançado no nosso futsal distrital com a subida dos dois á segunda categoria nacional, pese embora as criticas que continuam a ser alvo por parte de algumas pessoas. 
  
4) O que pensas do nosso campeonato a nível Distrital? Será que teremos Futuro?

Esta época foi claro que o campeonato melhorou bastante no sentido competitivo ,é claro que a nível de qualidade ainda se encontra em patamáres 
muito baixos ,em relação ao futuro penso que a resposta é unânime ,enquanto as equipas não apostarem nos escalões de formação, o futsal dificilmente poderá evoluir .Já temos á dois anos o G.D.C.BARONIA a disputar em iniciados e este ano também com juvenis mas teve que competir no distrito vizinho de évora ,parece que o N.SPG.MOURA vai na próxima época criar escalões de formação ,estamos no bom caminho e a prova que temos jovens de valor foi o terceiro lugar obtido no torneio sub-20 que espantou um dos adjuntos do seleccionador nacional com o qual tive o privilégio de falar na altura . A resposta depois disto só pode ser, Sim temos futuro.

5) Actualmente temos 2 árbitros ao nível nacional, acha que poderemos vir a ter mais algum? Quem?

Claro que sim ,este ano o meu amigo David tripa têm a oportunidade de poder atingir essa meta ,ele é um ex-praticante da modalidade o que lhe dá 
uma certa á vontade no plano técnico ,tendo que treinar bastante para a parte das movimentações e estudar ,têm recebido o apoio do Daniel e do Adão bem como meu a nivel de testes e de dúvidas que lhe possam surgir ,inclusivé já nos acompanhou para assistir a um jogo.
Num futuro não muito longíquo espero que o Tiago Gonçalves e o Fábio Carapuça sigam as peugadas, dois miudos que gostam muito da modalidade e  que me parecem ser o suficientemente humildes para atingirem os seus objectivos.

6) Acha que a grave crise económica que nosso país atravessa poderá afectar esta modalidade?

Claro que sim ,dúvido que os clubes possam dar neste cenário actual o passo da criação dos escalões de formação bem como o aparecimento de novos clubes ou associações nesta modalidades que apesar de ser menos dispendiosa que o futebol 11 ,ainda têm alguns encargos ,mas pode ser que eu esteja enganado.

7) Achas que o Blogue está a ser útil a nivel distrital?

Acho que este tipo de iniciativas é sempre bem vinda ,para a divulgação da modalidade .
Continuem o bom trabalho e não deixem que as criticas os afectem ,pois só quem não têm um hobbie deste género sabe o tempo que se gasta com estas iniciativas sendo criticado por vezes sem que o critico saiba o quanto difícil foi colocar a informação.

Gostava de ser o próximo entrevistado?? 
Se sim envie um e-mail para futsalembeja@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário