sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Entrevista a Adão Henriques!







Aqui no nosso Blogue abordamos todos os temas do nosso distrito, prova disso é esta entrevista cedida pelo árbitro da Segunda Divisão Nacional, Adão Henrquies, que conseguiu a promoção na época passada, fazendo uma exelente temporada com o seu coloega e amigo Daniel Lança.


Tendo o Daniel Lança ficado em 2º e o Adão Henriques em 6º lugar.


Aqui segue a entrevista!





1) Como entraste na arbitragem a nível de Distrital?




A minha vinda para a arbitragem nunca irei esquecer! Um dia quando estava para ir almoçar, saindo da escola, eu e um grande amigo meu, o Pedro Dias a quem envio um grande abraço fomos abordados pelo José Teodósio, que nos questionou aos dois se pretendia-mos tirar o curso de Árbitros de Futebol pois tanto eu como o Pedro estava-mos ligados ao Desporto! Achei a ideia interessante e depois de dialogar-mos os dois decidi-mos ir então tirar o curso. Devo dizer-vos que de todas as escolhas que fiz na vida esta foi sem dúvida a mais acertada, e agradecer ao Quinta Queimada esta oportunidade que me deu e a confiança que depositou em mim.




2) Visto que tens os 2 cursos (Futsal e Fut 11) porquê as escolha do futsal?



Eu adoro futebol, mas amo Futsal. São duas modalidades com o mesmo número de leis de jogo, mas Futsal é um desporto diferente, cheio de emoção, onde nunca se sabe o que vai acontecer, o jogo em si é bastante rápido, cheio de tácticas e movimentações muito bem estudadas. Esta modalidade já está a ter um grande impacto a nível Nacional e é inevitável esta não ser uma modalidade de Futuro.




3)Fala-nos de como correu esta tua época que culminou com a subida à 2ª Divisão?




Esta época foi fantástica a todos os níveis. Realiza-mos grandes jogos, efectua-mos grandes arbitragens tanto tecnicamente como disciplinarmente penso que eu e o meu colega Daniel Lança estivemos perfeitos. Notou-se muito mais maturidade da nossa parte, trabalha-mos para sermos os melhores, para representar-mos dignamente o nosso Distrito, os nossos colegas a nossa classe de arbitragem e conseguimos atingir o nosso objectivo que seria subir de divisão e deixar a nossa marca histórica do que alcançamos juntos. Tive-mos muito apoio tanto do Teodósio como do Concelho de arbitragem em si, quando se fala do Presidente do Concelho de arbitragem e dos seus membros normalmente é para criticar ou falar mal, mas eu assim não o entendo pois este concelho de arbitragem está a efectuar um grande trabalho e a prestar um grande serviço para todos os árbitros e de Beja. Terei de agradecer então a todos eles pelo excelente trabalho que estão a desenvolver e que continuem a trabalhar da mesma forma e a apoiar os seus árbitros.




4) Com a subida a 2º Divisão alguma coisa vai mudar na sua vida?



Já mudou. Se no 3º Divisão eu já estava moralizado, agora então estou super moralizado. Quero muito ser um grande árbitro, tenho a noção do que isso implica mas vou sempre dar o meu máximo, estar nos meus limites para o conseguir. Agora com a nossa "afirmação" na arbitragem Nacional vamos ter mais responsabilidade ainda, muitos olhos vão estar postos em nós e terem-mos de trabalhar ainda mais com mais rigor para ser-mos os melhores.





5) Qual a tua opinião acerca do nosso campeonato Distrital?




O campeonato distrital é curto mas competitivo. Note-se que na época anterior este foi decidido até ao último jogo do Play -off. Existem já boas equipas, que praticam um bom jogo táctico mas falta mais equipas mais gente a ver os jogos mais dirigentes de clubes a prestar atenção a esta modalidade pois na minha opinião o grande passo que falta no nosso distrito é a formação de equipas e principalmente de escalões de formação nas mesmas. Por vezes a falta de infoestruturas impossibilita isso, mas temos no nosso distrito bons pavilhões para a prática da modalidade... por isso aos clubes deixo esta mensagem, pensem nisso!




6) A nivel de arbitragem Distrital acredita que possamos ter mais alguem a nível nacional a longo medio prazo? Quem?´






Nós temos grandes árbitros a nível distrital. A maioria deles opta pelo Futebol, de uma forma errada na minha opinião. Mas acredito que com a nossa subida de divisão existam mais colegas a mostrarem interesse pelo seu futuro enquanto árbitros, por isso está época espero uma grande afluência de árbitros a esta modalidade.Tenho a certeza que vamos ter um grande árbitro futuramente. O miúdo Tiago Gonçalves é sem dúvida um jovem que promete muito, apaixonadíssimo pela modalidade, trabalhador, interessado... Por vezes revejo-me um pouco nele! Assim o espero, pois se existe pessoa que trabalha e que se interessa ele é um deles e futuramente o seu esforço será recompensado certamente.




7) Ainda acreditas que o futsal regional pode evoluir?



Claro que sim, o Futsal na minha opinião é a modalidade do Futuro! Com alguns projectos em Clubes e com a formação de jovens jogadores de Futasl certamente este desporto poderá ser um icone representativo do distrito de Beja.




8) O Blogue poderá vir a ser util a nivel distrital?



Obviamente que sim, alias toda a informação que possa ser levada a amantes da modalidade é sempre útil, espero que este blog nos dê muita informação, criticas construtivas, mas que acima de tudo nos ajude a desenvolver o Futsal no nosso Distrito.




Agradeço a oportunidade desta entrevista, desejo as maiores felicidades ao blog e contem comigo sempre para ajudar na evolução desta modalidade no nosso Distrito! Abraço a todos´




Desejamos que estes dois árbitro tenham uma excelente temporada cheia de sucessos e que consigam um dia chegar a 1ªDivisão!


3 comentários:

  1. Parabéns ao Blog, excelente entrevista. Que sirva de motivação para todos os jovens deste distrito, quer sejam jogadores ou árbitros.
    Saudações.

    ResponderEliminar
  2. O Adão e o Daniel não querem que eu fale no exemplo que estão a dar aos jovens arbitros do Conselho de Beja, o que é certo é que já estão na 2ª Divisão Nacional e motivadissimos para alcançar outros voos, não quero influenciar ninguem apenas que outros valores que por ai despontam olhem para o Futsal como modalidade de futuro e onde podem singrar. Enquanto poder cá estarei para transmitir o pouco que sei e ajudar-vos no que for preciso e este ano vamos ver se fazemos melhor que a epoca transata, será o meu regresso aos nacionais e meter outro arbitro nos quadros nacionais e por que não um arbitro na 1ª divisão Nacional??????(Para meter inveja ao Futebol de 11) Vamos a isto.....
    Quero também endereçar ao proprietário deste Blogue os maiores sucessos e que o mesmo seja uma mais valia para o Futsal Distrital que bem precisa, o futsal é uma familia (dirigentes, jogadores, arbitros) cada um no seu papel.
    JOGAR FUTSAL E PARA GENTE CULTA.
    Cumprimentos
    José Teodósio

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida os 2 melhores árbitros de Futsal!
    Agora só têm de continuar a trabalhar para ver se chagam a tão desejada 1ª Divisão!

    Tiago G.

    ResponderEliminar