domingo, 25 de setembro de 2011

Entrevista a Luís Ferreira, Técnico do IPBeja




Luís Ferreira é o novo homem do leme na equipa do Instituto Politécnico de Beja, sendo este um dos mais novo treinadores a assumir o comando técnico de uma equipa do nosso distrito. Por esse facto elaboramos-lhe algumas questões e este gentilmente respondeu.



Aqui segue a entrevista!



1) Como foi a sua entrada no futsal distrital?



A minha entrada no futsal distrital ocorreu na época 2009/2010, sob a orientação do técnico Luís Pardal, eu era guarda-redes. Não tinha nenhuma experiência no futsal, visto que sempre joguei futebol 11, então inicialmente senti algumas dificuldades de adaptação a modalidade, mas depois consegui superar essas dificuldades com os ensinamentos do treinador, e com ajuda dos meus colegas.



2) Fale-nos um pouco de como decorreu a época passada.



Na época passada fui convidado pelo director João Lourenço para assumir as funções de delegado da equipa e treinador adjunto do técnico Luís Pardal. Penso que foi um marco decisivo para mim, ter passado a treinador adjunto passei a ver a modalidade com outros olhos, com mais responsabilidades, e a época passada foi uma época de aprendizagem, em que o objectivo era tirar o maior aproveitamento e conhecimento dos treinos do técnico Luís Pardal, durante os jogos auxiliei o treinador principal ao realizar fichas estatísticas dos jogos, e claro trocávamos algumas ideias entre nós, mas depois o técnico Luís Pardal saiu da equipa, na fase final da época, e eu em conjunto com o director da equipa mas também técnico João Lourenço assumimos o comando da equipa, e levamos a equipa até onde foi possível chegar, mas não era expectável que eu assumisse o comando da equipa na época passada era só na epóca seguinte. Foi uma epóca muito complicada, algumas lesões nos jogadores, expulsões, castigos, os jogadores da equipa são todos estudantes, e não tínhamos um único jogador que fosse de Beja então para treinarmos era muito complicado não tínhamos jogadores, houve jogos em que só tínhamos 6/7 jogadores, foi uma época muito desgastante física e psicologicamente, mas demos a volta por cima porque tínhamos uma grande equipa, que fizeram "das tripas coração", foram uns autênticos campeões, com os esforços que fizeram ao longo da epóca.



3) Quais são os objectivos da sua equipa para a época que esta a começar



Os objectivos da equipa para esta época que esta a começar, na taça é chegar a final e conquista-la, e o campeonato passa pelo objectivo da qualificação para os play-offs, depois de atingida essa meta é pensar jogo a jogo, e se nos for possível, seremos campeões, mas uma coisas é certa comigo o IPB vai lutar sempre pelos 3 pontos e pela vitória, seja em que campo for, e no final faremos as contas, e iremos sempre dignificar a camisola do Instituto Politécnico de Beja.



4) Como vê o Futsal a nível Distrital.



Eu vejo o futsal a nível distrital em crescimento, tanto que este ano até temos mais equipas no campeonato, mas a modalidade no nosso distrito esta a crescer muito lentamente em comparação com outros distritos.



5) Acha que seria possível ainda ver uma equipa do nosso distrito na 1ª Divisão?



Penso que só poderia ser possível a longo prazo, as equipas do nosso distrito não dispõe de condições financeiras para chegarem a 1a divisão, é pena porque o campeonato da 1a divisão esta cada vez mais centralizado nas grandes cidades do pais, fazia bem ao distrito e ao Alentejo ter uma equipa na 1a divisão mas condições financeiras nos dias de hoje fazem toda a diferença para os clubes.



6) Como avalia o desempenho do nosso Blogue, acha que tem sido útil para o nosso Distrito?



Penso que tem sido muito útil para dinamizar a modalidade no nosso distrito, penso que o blogue esta no caminho correcto, e agora é continuar e não deixar o blogue cair em esquecimento, tem tido uma enorme utilidade.



Desde já desejamos as maiores felicidades a este Técnico com um futuro promissor!

5 comentários:

  1. Gostei imenso da entrevista e desejo o melhor ao treinador em questão ..
    Ficam aqui algumas sugestões para o blogue:
    -Entrevistas semanais (jogadores/treinadores/presidentes)
    -perspectivas da temporada
    -Analises semanais de 1/2 jogos do nosso distrital
    Por exemplo, para o blogue ter mais dinamismo...
    Acompanho regularmente e gosto muitíssimo!
    Parabéns
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Grande equipa e grande treinador este ano o IPB vai ganhar tudo.

    ResponderEliminar
  3. Também não sejam gulosos, deixem qualquer coisinha para os outros .. sempre ouvi dizer que quem muito fala pouco alcança! Aposto no 5º lugar para o IPB e eliminado na fase de grupos da taça.

    ResponderEliminar
  4. No final fazemos as contas, isto não interessa como começa, mas sim como acaba... O mister não disse que vamos ganhar tudo, temos objectivos delineados como qualquer equipa os tem no inicio de epoca, e no final veremos se são alcançados...

    ResponderEliminar
  5. Parabéns Luís, estás a ser uma grande valia para a equipa do IPB. (--,)

    ResponderEliminar